quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

TEU CANTO DE PRAIA


Um documentário de longa-metragem, produzido por Dialeto Latin American Documentary com fundos do PROGRAMA MONUMENTA- IPHAN- UNESCO-BID e Ministério da Cultura do Governo Brasileiro. Escrito e dirigido por Manu Sobral.

TEU CANTO DE PRAIA é um documentário, em fase de finalização, que trata da questão da troca geracional através da música. O território da pesquisa é o litoral da Mata Atlântica, no Sudeste Brasileiro. A população de onde surgem os personagens do filme é o povo CAIÇARA. Os caiçaras são os habitantes nativos da região da Mata Atlântica. Grupo heterogêneo; etnias branca européia, negro africano e índio sul-americano são sua base sanguínea, paisagens heterogêneas; da reserva ambiental Paranaense a regiões de turismo de luxo, passando por cidades históricas como Paraty- são sua geografia.
Pablo, baixista e pandeirista, integrante de uma banda eletro-acústica, filho de caiçaras agricultores e pescadores da Praia Grande migrados para Paraty na década de 70, tem 33 anos e encarna no filme personagem que busca um sentido existencial e político na re-leitura da música tradicional caiçara e deste modo de vida específico. Profissão: garçon, barqueiro, recepcionista e outras atividades esporádicas.
Marcio, o “Gênio da música”, 23 anos, toca todos os instrumentos com muita facilidade, mas é “especialista” no cavaquinho. Seu pai, Seu Vicente é musico do grupo tradicional OS CAIÇARAS – Coroas de Paraty. Marcio, até o encontro com o documentário, só tocava viola, cavaquinho e pandeiro de CIRANDA tradicional com seu pai, em casa. Na rua, e para ganhar um dinheiro extra, toca suas predileções; pagode, pop brasileiro e samba de mesa. Sua profissão: eletricista.
Leandro, nosso caiçara por opção. Integra o grupo Ciranda Elétrica junto com Pablo. Nascido em Copacabana no Rio de Janeiro, morou em Petrópolis, na periferia de Miami (onde freqüentava o movimento hip-hop) , e finalmente, aos 24 anos decide morar em Paraty para pesquisar o modo de vida caiçara e a questão ecológica que envolve este universo. Toca percussão. Profissão: recepcionista noturno.
Seu Leonildo, tem por volta de 65 anos, mora enquanto população tradicional na comunidade de Abacateiro, dentro do Canal do Varadouro, Paraná. Vive de maneira rústica; alternando a pequena agricultura com a pesca artesanal. Completa seu orçamento anual com a música , tocando e dando oficinas de Rabeca. De fato, Seu Leonildo é nosso personagem-guru musical. Além de ser considerado Mestre, por seu conhecimento natural e talento musical, também é um dos únicos músicos fandangueiros e tocador de rabeca (violino Rústico) a ter tido contato experimental com a musica tradicional– a vivência do tempo em que a Mata era o habitat de todo caiçara, e ali, plantavam, faziam mutirão e então festejavam a colheita com os ritmos de fandango. Hoje, para ele, viver dentro da Reserva Florestal pode ser um fardo.

Um comentário:

Consciência e Ação disse...

Oi,
Legal a proposta do curtas guaranum.
Escuta, me honra com a visita ao meu blog, trato de diversidade humana:
http://abiodiversidadehumana.blogspot.com/
Abs.