terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aprendendo a olhar

O interesse pelo documentário foi algo que não tenho explicação. Como algumas coisas na vida da gente que vem, agente se apaixona e depois vai montando um monte de explicações e teses. É o que vou fazer nesse texto de abertura. Mas serei breve, prometo. Quatro linhas no máximo. Só para sentir o clima fluir!!! Rsss

Quem me conhece sabe a dificuldade de parar frente a uma tela em branco e conseguir traduzir as mil idéias que inundam todos os dias meus pensamentos. Por isso escolhi, antes mesmo de entrar pra faculdade, o plano imagético, preferi as imagens do que as palavras. Tratei logo de fazer cursos de fotografia. Hoje resolvi aceitar o desafio, antes tarde do que nunca. Chega de blá, blá...vamos lá!

Junto com a fotografia veio o curso de jornalismo, confesso nunca foi pretensão minha trabalhar no glamuroso mundo do quarto poder. Sempre pensei que nesse mundo você só é mais um, e pior que ser mais um é não ser ninguém. Ver seus ideais e sua criatividade indo pra lixeira do pc, nunca foi meu objetivo com a profissão. Digamos que nesse momento o documentário surgiu como uma luz no fim do túnel. Encarei a faculdade até com mais paciência sabendo que de um jeito ou de outro meu trabalho de conclusão seria minha experiência redentora, e foi.

A partir daí meu norte foi a busca por algum curso que me desse mais conhecimentos sobre o documentário, porque eu mesmo na verdade nem conhecia direito. Achava que era como o Globo Repórter. Mal sabia que era na verdade muito mais que isso. E que esse modelo global, não passa nem na porta de um bom documentário. Mas isso aí já é pauta pra outra discussão que não vem ao caso agora...fica a deixa...rss.

Foi então no ano de 2003 que meus conhecimentos se ampliaram para as representações do real! Fiz um curso no Mnemocine, que aliás recomendo a todos os interessados em pensar documentário no Brasil. Durante o curso descobri, que era isso mesmo que queria para minha vida. Fui me apaixonando a cada aula, a cada filme. A partir de hoje vou postando aqui anotações que fiz durante esse ano. Fiquem a vontade para discutir!!! Aliás escolhi o documentário exatamente por isso, pela possiblidade de discussões mais profundas sobre temas ignorados pelo jornalismo brasileiro!!! Viva o Brasil!!!!

Nenhum comentário: