sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Dirigir....


Seo Genésio



O fato de já conhecer a comunidade e ter apresentado o projeto para o coletivo me tornou diretora. Ser diretora num projeto construído coletivamente é para mim dar direção. A contribuição de todos é que fará com que o filme tenha vida e consiga contar sua história da melhor maneira possível. Por isso nos reunimos semanalmente para debatermos os temas que vão surgindo a cada ida à comunidade, a cada investida do mundo real. A direção vem da conclusão após o debate com todos. Decidido os rumos que iremos tomar, dou direção às nossas próximas ações. Trabalhar desta forma, pra mim está sendo uma experiência única e inovadora. Só de poder contar essa história já me sinto satisfeita. Idealizei ela há uns dois anos, enquanto fazia a pesquisa para o documentário MAR DE DENTRO. Ter encontrado essas pessoas no momento certo foi decisivo. Tive a experiência de fazer um documentário sozinha e sem apoio e tinha a certeza de que não conseguiria fazer isso de novo. Pela grana e também pela qualidade de se ter uma equipe.

Ser diretora neste documentário é ser ouvinte atenta, para comprender a complexidade da vida de pessoas com valores, cotidiano e crenças tão diferentes da minha. Como é bom ouvir as pessoas, suas histórias, seus desejos. Através dos relatos encontramos coisas em comum, coisas fantásticas. É o que fazem de nós pessoas especiais e únicas: nossas histórias.
Todos têm o que falar, e cada um têm aquilo que só ele mesmo poderá contar. E o trabalho de recontar é um prazer imensurável, pois é como se junto com aquelas historias você tivesse passado por aquilo. Você se projeta naquele universo e permite sua imaginação viajar. E deixar que isso ocorra naturalmente é como se captássemos a essência daquele momento. É reviver junto com alguém. Participar da história dessa pessoa no momento em que ela revive um acontecimento ao contar para você. Esse momento é único, não se repetirá daquela forma e naquela situação em que a pessoa está contando. Participar desse momento único é uma honra. É sorrir junto, é chorar, é se emocionar, é reviver! RE- VIVER!!

Todos querem ser ouvidos. Gostamos de contar sobre momentos que marcaram nossas vidas, sejam eles bons ou ruins. Com alguma dificuldade e limitações pois afinal estamos tratando de vidas, sentimentos e emoções. Saber ouvir é um dom. Saber como transformá-los em imagens e palavras é fazer com paixão. É se despir de outras histórias e viver aquele momento único. E não merece ser desperdiçado. Merece ser registrado, ser REVIVIDO. Hoje sinto que foi para isso que eu vim, para registrar memórias e traze-las para o tempo de hoje. O tempo de ligar uma câmera e registrar o REVIVER!!

Nos próximos conto mais sobre o processo de construção do filme...
Inté!!!!

Um comentário:

Energizaizer's Corporation disse...

regina, doidinha,
ando na beira da pra beira e navego pelo seus textos, sabia?

e você está no meu:
http://loadingmyself.blogspot.com/

fabi zambon ;)