terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Segue a cena.....


Seo Ricardo e Mario Gato



"Depois de uma noite longa de discussões, enfim, com o corpo e a mente cansados, e o pior muito trabalho por fazer, lanço mão da bicicleta da minha amiga Renata e parto para missão. Colher depoimentos para meu projeto de documentário. A sensação de pedalar com a câmera na mochila já me enche de vigor, incrível em poucos segundos estou disposta de novo. Chegar esbaforida foi uma constante durante esse um ano de trabalho".

Bom, você essa hora deve estar se perguntando, aonde raios essa garota quer chegar? Vou já dizer. Foi esse o marco que me fez entender o porquê dessa obsessão em me tornar documentarista.

Voltando a cena...

"Depois de um curto percurso de pedaladas, chego a uma viela com casas simples e modestas, um pequeno barco a motor e algumas bicicletas estacionadas. Casa de muro baixinho, deu para ver a senhora sentada no sofá da sala quando a chamei pelo portão. Dona Maria, indicada por Mario Gato para falar sobre os segredos de uma bebida típica caiçara a "consertada". Voz calma e um semblante sereno, nunca havia me visto, e com toda simpatia me convidou para entrar. Sentada ali naquela sala, vi toda a minha razão de ser se materializar ali na minha frente. Enquanto gravava o depoimento de Dona Maria, essa ficha caiu. E uma felicidade imensa me invadiu, por que..... bingo!!! Era isso que eu procurava no curso de jornalismo e fui enveredando para o documentário. Ouvir àquela senhora tão simpática, bem humorada contar sua história de vida de maneira tão interessada, fez com que eu me sentisse importante para ela e assim como ela para mim!!! Bingo!!!! É isso que eu quero, dar voz a quem quer falar, colorir o mundo com histórias de vidas tão diversas. Colecionar essas histórias em imagem e som....Saí de lá e aquela pedalada rumo à casa da minha amiga Renata (que me abrigou nesse período de trabalho), foi uma revigorada no espírito e na mente!!!"

Claro que antes dessa experiência, desse contato direto com a realidade, já havia estudado sobre o documentário. Já havia feito cursos, e lido livros e visto filmes, inclusive já tinha até mesmo gravado algumas imagens e entrevistas....mas essa experiência realmente foi um marco!

Era isso, gostaria de dividir com vocês esse inicio de percurso!!!

Vem mais por aí!!

Nenhum comentário: