segunda-feira, 11 de abril de 2011

Feliz 2011

Feliz ano novo!!
Sim o ano começou hoje por aqui!
Depois de indas e vindas agora a inda é garantida! Diretamente de Paraty - RJ, utilizarei este espaço para compartilhar o processo de finalização de um documentário que se estende por quase 4 anos!
"Nosso Tempo é Agora" conta uma história de escuridão, tempo e espera por uma luz, uma esperança de dias melhores para uma comunidade caiçara do litoral norte paulista. Acompanhamos a expectativa da comunidade meses antes da chegada, o momento em que finalmente a luz chegou e alguns meses com a luz. Este doc surgiu da vontade de um grupo de amigos em produzir filmes com histórias de vidas. Amigos que se conheceram num curso de documentário, como tantos que existem por aí. Quem já fez um curso deste, já passou pela cabeça  juntar aquela galera e dar continuidade nos estudos e principalmente produzir! Colocar a mão na massa! Pois bem, eis que desta súbita vontade, juntando a fome com a vontade de comer surgiu o Coletivo Guaiamum Filmes. 
A princípio a proposta  do doc era apenas contar essa história de espera e narrar a chegada da energia. Mas com a demora do processo todo (diversas dificuldade que irei expor uma a uma ao longo deste processo de finalização do filme), a distancia com o tema, a qualidade tecnica das imagens e a quantidade de assuntos captados,  o roteiro final de edição se arrasta por praticamente 3 anos! Este ano, eu enquanto diretora, assumi comigo mesma e principalmente com a comunidade, o desafio de fechar esta história. Dar um começo, meio e fim, algo que parece simples, mas não é.
Abro este espaço para compartilhar os dramas de dirigir um documentário que partiu de uma idéia, mas que não teve uma direção ao longo do processo e por conta de outros fatores se arrastou até hoje.
Fiquem a vontade para comentários e troca de experiências!
Até!

Nenhum comentário: