terça-feira, 12 de abril de 2011

Vídeo como alerta social


Objetivando despertar um novo olhar da sociedade, os indígenas têm trabalhado para recriar sua própria imagem. Criticam a postura da mídia, como evidenciam as palavras de Hipãridi Top’ Tiro: “no jornalismo, a coisa interessante que eles querem ver, é a gente sempre de cocar, na aldeia, sabe? Para eles a cultura deveria estar lá na aldeia. E aqueles guaranis que estão aqui em Parelheiros, São Paulo? Não estão na mídia porque estão ao lado da favela no Jd. Elba. Vieram do nordeste, fugiram da estiagem, da invasão de terras. Deixaram de ser índios por isso? Acho que a imprensa direciona conforme o que vende a matéria”.
Caimi Waiasse acredita que os vídeos possam colaborar para ampliar o acesso aos meios de comunicação. “Eu acho que aos poucos a gente está abrindo um espaço pequeno, porque o trabalho de imagem indígena é um movimento que está surgindo agora. Antigamente, ia muito antropólogo para registrar seu documento e botar no seu mestrado com aquilo que ele pensa, mas tem outras informações mais ricas que são deixadas de lado”, afirma.
Para ter a possibilidade de direcionar a imagem do índio conforme seus próprios interesses, a idéia da criação de um canal de televisão indígena está em pauta nas comunidades. A atenção do governo brasileiro para projetos como estes poderia ser o incentivo que falta no momento, já que os trabalhos indígenas realizados até então, receberam incentivo externos de organizações como o Norad, a Guggenheim, a Ford, a MacArthur e Rockefeller.
A concessão de um canal para o povo indígena os integraria à realidade cultural brasileira, difundindo a verdadeira imagem do índio. Aproximando-na dos brasileiros para que estes conheçam melhor a origem de sua cultura, firmando o caráter de autodeterminação de um povo subjulgado pela mídia brasileira.
Logo, trilha-se um caminho aberto a novos olhares. Os olhares indígenas que observam a sociedade e recriam suas imagens em um caminho mais acessível à diversidade cultural.

Nenhum comentário: