terça-feira, 12 de abril de 2011

Vídeo nas Aldeias

Semana que vem, dia 20 de abril, tem sessão especial do Video nas Aldeias na sala do IPHAN as 16h, promovido pelo Cineclube Paraty.
Me fez lembrar da reportagem que escrevi junto com a queridíssima Patrícia Guimarães para concorrer no concurso do Itaú Cultural: Jornalismo Cultural.
Nos idos de 2003, ainda no primeiro ano da faculdade já namorava o documentário como o meio de expressão para minhas idéias. Fiz uma dezena de cursos, palestras, workshops com diretores e produtores. Vi muita gente boa falando sobre sua trajetória e me inspirei. Entre elas, João Batista de Andrade, Coutinho, Pizzini, Lilian Santiago e outros...
Quando apareceu o concurso do Itaú Cultural não tive dúvidas que escreveria sobre audiovisual, e claro sobre o documentário como forma de registrar e perpetuar os saberes de uma cultura. Depois de uma conversa com o amigo e professor Flavio Brito, tive a luz: falar sobre a experiência vivida pelos indios através do projeto Video nas Aldeias!
Compartilho aqui na íntegra a reportagem vencedora do primeiro Rumos Jornalismo Cultural!
Boa leitura!


Programação:
dia 20 - VÍDEO NAS ALDEIAS curtas brasileiros indígenas (87 min) : DE VOLTA À TERRA BOA DE MARI - de Corrêa e Vincent Carelli HUNI MEKA, OS CANTOS DO CIPÓ - de Josias Kaxinawá eTadeu Kaxinawa NGUNÉ ELU, O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU- Mutuá eTakumã Kuikuro PRIARA JÕ, DEPOS DO OVO, A GUERRA- de Komoi Panará 











3 comentários:

Pedro MacDowell disse...

oi tonica, acabei de descobrir que você tem um blog. :)
fiquei curioso pra ler a reportagem sobre o vna, mas não encontrei o link. como eu faço pra encontrar?
e vamos tocar aquele projeto do zé cléber?
beijos!

Pedro MacDowell disse...

ah, já entendi! são os próximos posts, rs.

Tonica Moura disse...

Oi Pedro! ehehe Agora que vim aqui espiar esse blog que ficou parado no tempo...legal que vc veio ver.bj